Desidratação e pressão arterial

Você sabia que a desidratação pode levar a alterações da pressão arterial? Claro que existem outras causas para a hipertensão arterial, como obesidade, alimentação inadequada, entre outros.

A desidratação silenciosa leva a uma diminuição do volume sanguíneo, que por sua vez causa uma diminuição da pressão do sangue. Quando não ingerimos uma quantidade suficiente de água, sem percebermos, o nosso organismo compensa através da retenção de sódio.

É aí que está o perigo silencioso, pois a retenção do sódio causa aumento da pressão nas artérias e um aumento da pressão arterial como um todo, devido a um aumento da resistência periférica.

Além disso, existe um aumento na produção de histamina que leva a um estreitamento ainda maior dos vasos sanguíneos. Tudo isso vai acontecendo sem percebermos. Quando os sintomas se tornam perceptíveis, é um sinal de que a desidratação já está avançada.

A recomendação é tomar ao menos oito copos cheios de água diariamente. Procure sempre estar de olho na qualidade da água, que deve ser livre de cloro, bactérias, metais pesados e outros contaminantes. A purificação da água é uma excelente opção para garantir a qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress